Polissonografia Domiciliar

O que ​​é o exame ?

O exame de Polissonografia, registra algumas variáveis fisiológicas durante o sono, na residência do paciente. Na Polissonografia Domiciliar são avaliados os mesmos parâmetros do laboratório do sono, porém, sem a presença do técnico responsável pelo procedimento durante o registro.

Os sensores são fixados de maneira a permitir ao paciente movimentar-se durante o exame, não atrapalhando assim o sono. O exame é indolor. Todos os sensores são fixados na superfície do corpo. Não se usam agulhas ou instrumentos semelhantes, ou seja, o exame é não-invasivo e não envolve qualquer risco. Entre as principais vantagens ao paciente estão o conforto e a praticidade do exame – não há deslocamento para realiza-lo e os dados são coletados em um ambiente familiar. A solicitação do procedimento deve ser especificada pelo médico.
 

Onde é realizada a Polissonografia?

O exame é tradicionalmente realizado em uma clínica ou laboratório de sono. Como alternativa, oferecemos aos pacientes uma nova tecnologia, já testada e aprovada em diversos estudos internacionais, que permite a realização do exame da Polissonografia em seu próprio domicílio - a Polissonografia Domiciliar. Esta traz maior conforto e possibilita a realização do exame também naqueles pacientes que têm dificuldade em dormir no ambiente de laboratório, em condições e horários diferentes ao seu ambiente de sono habitual.

Em quais casos a Polissonografia Domiciliar oferece vantagens?

  • Pessoas que apresentam dificuldades para dormir fora de casa, por vários motivos. Problemas com colchão, travesseiros, lençois, barulhos ou temperatura inadequada (calor ou frio) podem prejudicar a qualidade do sono fora de sua casa, interferindo com a qualidade do exame.

  • Pessoas que costumam dormir tarde e acordar tarde. As Polissonografias convencionais realizadas em clínicas de sono geralmente são finalizadas entre 6h e 8h da manhã, a despeito da vontade do paciente em permanecer dormindo mais e de quantas horas já se tenha dormido. Com a Polissonografia Domiciliar os horários habituais de sono do paciente são respeitados possibilitando uma maior fidelidade na análise do sono.

  • Pessoas com dificuldade no transporte às clínicas como idosos, pessoas acamadas ou com problemas de locomoção.

 

Indicações

Comportamentos anormais durante o sono​. ​A Polissonografia Domiciliar é indicada para:

  • Avaliação de apneia do sono

  • Insônia

  • Sonolência excessiva

 

Contraindicações

Absolutas: 

  • Por se tratar de exame não invasivo, não há contraindicações absolutas para sua realização

Relativas:

  • Quadro gripal, quadro febril ou qualquer condição clínica que possa interferir nos parâmetros avaliados pelo exame (quadros infecciosos, respiratórios agudos, dermatites, dores e imobilizações, por exemplo)

  • Após viagem internacional com mudança de fuso horário

  • Gravidez (paciente com mais de 34 semanas de gestação)

Saiba mais sobre a Polissonografia Domiciliar

Produtos

CPAP Básico

CPAP Automático

Acessórios

BiPAP Básico

BiPAP Automático

BiPAP Ventilação

Máscara Nasal

Máscara Facial

Máscara Pillow

Concentrador de Oxigênio

Oximetro

Polissonografia

Assine nossa newsletter

Participe de promoções especiais

Adapt Care Serviço de Diagnostico e Comercio de Artigos Médicos e Ortopédicos Ltda - CNPJ 14.316.920/0001-28